Serviços prestados
Vistoria predial: é o registro fotográfico da constatação de anomalias e falhas em sistemas ou elementos construtivos, identificadas num imóvel em determinado momento. É o serviço prestado por engenheiro ou arquiteto, desde que registrados no Conselho de Profissionais, CREA ou CAU.
Auxilia o síndico na comprovação da situação do imóvel em determinado momento, contribuindo para a solução de problemas ou dúvidas quanto a integridade do patrimônio.
Inspeção Predial: é a análise sensorial das anomalias e falhas identificadas em sistemas ou elementos construtivos, e tem por objetivo identificar o estado geral da edificação, observando os aspectos de desempenho, funcionalidade, vida útil, segurança, estado de conservação, manutenção, utilização e operação, consideradas às expectativas dos usuários. É o serviço prestado por engenheiro ou arquiteto, desde que registrados no Conselho de Profissionais, CREA ou CAU.
As anomalias e falhas são classificadas quanto a sua origem e risco, e depois de priorizadas possibilitam ao síndico encaminhar a manutenção predial otimizando a aplicação de recursos financeiros. Também suporta a elaboração do memorial descritivo, base para a coleta de propostas de prestação de serviços de manutenção.
Memorial descritivo: é um documento que detalha todo o serviço da obra a ser realizado, onde é apresentada a descrição dos serviços a executar, o volume a ser executado, a unidade de medida e como ele deve ser executado. O memorial descritivo é preparado por engenheiro ou arquiteto registrados no Conselho Profissional, CREA ou CAU, e elaborado com referência no Laudo de Inspeção Predial.
O documento ampara a síndico na coleta de orçamentos para execução dos serviços de manutenção predial, pois todas as propostas comerciais serão apresentadas adotando a mesma origem de informação sobre o que deverá ser executado.
Plano de reforma: é um documento técnico contratado pelo proprietário do imóvel e encaminhado para o síndico condominial para liberação de início de execução da obra de reforma, como requerido na ABNT/NBR 16.280/2014. É preparado pelo engenheiro ou pelo arquiteto responsável técnico pela execução da obra, desde que registrado no Conselho Profissional, CREA ou CAU. Também apresenta a descrição dos serviços a serem executados, bem como o prazo para execução dos serviços, além da equipe que os irão executar.
É o documento que autoriza o proprietário a executar os serviços de reforma, mediante autorização do síndico.
Gestão da manutenção predial: o programa é constituído por um conjunto de processos que possibilitam a correta manutenção da edificação. Suportada pelo planejamento das atividades, elaboração do orçamento, acompanhamento da execução das atividades e guarda da documentação resultante da execução dos serviços. Preparada por engenheiro ou arquiteto registrado no Conselho Profissional, CREA ou CAU.
É o documento que propicia, além de capacitação dos gestores e executores para preparação do Plano Anual de Manutenção, Proposta Orçamentária, Acompanhamento da Execução e Guarda da Documentação, a gestão dos prestadores de serviços contratados.
Avaliação de imóveis: consiste na definição do valor de mercado do imóvel, com a utilização de métodos científicos e da regressão múltipla da estática, também considerando suas características, localização e vida útil.
Pode ser utilizada pelo síndico para contestar o valor do IPTU junto a Prefeitura Municipal ou apoiar o condômino no caso da necessidade de pagamento de ITBI e outros encargos.